Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os tipos de nutrientes

 

Vitaminas

Molécula de ácido ascórbico ou vitamina C
São moléculas muito importantes porque regulam várias atividades no organismo. O corpo humano não produz vitaminas, por isso só conseguimos ingeri-las por meio dos alimentos. Para o bom funcionamento dos olhos, precisamos da vitamina A, que está presente na cenoura e no espinafre, por exemplo. A vitamina C, encontrada na laranja, limão e acerola, ajuda a prevenir as infecções. Já ossos fortes e resistentes precisam de vitamina D, disponível nos peixes, e no leite e derivados.


Sais minerais

São nutrientes encontrados na água, sal de cozinha, frutas, leite, frutos do mar e em muitos outros alimentos. Assim como as vitaminas, os sais minerais regulam o organismo. Eles são responsáveis pelo transporte de oxigênio e estão na estrutura dos ossos, dentes, sangue. Os sais mais importantes são ferro, cálcio, fósforo, sódio e potássio. O cálcio é fundamental na fase de crescimento e está presente no leite, assim como o fósforo. E verduras como brócolis e espinafre oferecem ferro.


Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia para nosso corpo. Eles estão presentes nos cereais, pão, arroz e doces. Quanto mais atividades fizermos durante o dia, mais energia vamos precisar. Durante a digestão, os carboidratos se quebram em partes menores, chamadas glicose. Se consumirmos mais carboidratos do que nosso corpo precisa, essa energia excedente é estocada no organismo em forma de gordura, o nosso peso pode aumentar, e corre-se o risco de ficarmos obeso. Pessoas muito acima do peso têm mais chance de desenvolver doenças.


Lipídios

São os óleos e gorduras que existem em vários alimentos, como leite, manteiga, gema de ovo, de origem animal e azeite de oliva, óleos de origem vegetal como girassol, abacate, amendoim, nozes, canola, milho. Também nos fornecem energia, além de estarem presentes na composição dos tecidos do corpo e de ajudarem a regular a temperatura do organismo e também a absorver algumas vitaminas. O excesso de gordura também pode ser prejudicial à saúde.


Proteínas

Nutriente que compõe os músculos, cabelos, pele, unhas, tecidos e órgãos. São chamados de construtores do nosso corpo. Podem ser encontrados em carnes, leite, e derivados, ovos e também em vegetais como feijão, lentilha, soja, ervilha entre outros.



Você Sabia?

O nosso corpo contém aproximadamente 75% de água. A água fornece sais minerais e dissolve a maioria das substâncias, por isso é chamada solvente universal. Transporta nutrientes no nosso organismo e participa da manutenção da temperatura corporal.
Por isso, é essencial tomar bastante água!


Anterior Início