Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Energia mecânica

É aquela energia capaz de produzir mudanças de posição, de velocidade ou de forma. Segundo o tipo de mudança produzida, fala-se de energias cinética, potencial gravitacional e potencial elástica.
 
Energia cinética

É a que os corpos têm em virtude de seu movimento, como uma bala disparada por um fuzil ou um ventilador girando. A energia cinética de um corpo só depende da massa e da velocidade. Se um corpo tem uma velocidade muito grande, é capaz de produzir mudanças importantes ao transferir sua energia. A expressão matemática da energia cinética é:
 
Energia potencial gravitacional

A posição de um objeto com relação ao solo proporciona uma medida de sua energia potencial gravitacional. Para calcular o valor dessa energia, é preciso descobrir o trabalho necessário para elevar um corpo de massa m a uma altura h. É preciso exercer uma força F igual ao seu peso . Portanto, . Esse trabalho fica armazenado na forma de energia potencial gravitacional.
 
Energia potencial elástica

Ao tensionar um arco, ele se deforma. Ao soltá-lo, ele recupera sua forma primitiva e dispara a flecha. A energia que o arco armazena chama-se potencial elástica (Epe). Uma mola comprimida tem Epe  e seu valor é calculado como o trabalho necessário para comprimi-la:
 
 
 


Anterior Início Próxima