Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Centro de gravidade


Todo corpo é formado por um grande número de minúsculas partículas. Cada partícula está submetida ao seu peso, que atua na vertical para baixo. A resultante de todas essas forças é o peso total do corpo, e o ponto de aplicação de uma força para equilibrar essa resultante chama-se centro de gravidade (c.d.g.). Para determinar o c.d.g

Este é o ponto onde se considera estar concentrado todo o peso de um corpo
 
Para determinar o c.d.g. de um quadrado, uma esfera, um triângulo ou de um hexágono, basta localizar o centro geométrico das figuras, pois elas apresentam simetria, como se vê nos exemplos abaixo. E nos corpos irregulares, onde fica o c.d.g? Pode-se determinar experimentalmente a posição do c.d.g. de alguns corpos planos e irregulares.

Você pode fazer esse experimento em casa da seguinte maneira: recorta-se uma figura que tenha qualquer forma assimétrica; toma-se um fio e prende-se um objeto em uma de suas extremidades (constrói-se assim um fio de prumo); pendura-se o corpo plano em um suporte por um ponto qualquer (A) com um prego ou percevejo; em seguida, prende-se o fio ao prego, isto é, ao ponto A (observe que o fio de prumo fica sempre esticado e vertical) traçamos sobre o corpo uma linha vertical AA' coincidindo com a posição do fio sobre o corpo (à direita, acima); em seguida, repetimos a operação pendurando o corpo por outro ponto, o B (à direita, no centro), e traçamos a vertical BB'; em seguida (à direita, abaixo) fazemos o mesmo com o ponto C, traçando CC'.


Veja como determinar o c.d.g. Observe que todas as linhas se cortam num mesmo ponto G, que é o c.d.g.





Anterior Início Próxima