Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Peso de um corpo

Define-se peso de um corpo como a força exercida sobre ele pela atração gravitacional da Terra, na direção vertical e para seu centro. Como o peso é uma força, ele produz uma aceleração que se manifesta integralmente sobre corpos quando eles caem livremente, ou seja, na ausência da atmosfera.

A aceleração da gravidade, igual para todos os corpos, é representada pela letra g. Seu valor é de 9,8 m/s2, próximo à superfície da Terra.
 
Levando-se em conta que o valor de uma força é o produto de uma massa multiplicado por uma aceleração, F = m · a, no caso particular do peso de um corpo será P = m · g, ou seja:

O peso de um corpo é o produto de sua massa pela aceleração da gravidade.

A unidade de peso no SI é a unidade de força, o Newton (N). A região do espaço onde se exerce a força de atração da Terra chama-se campo gravitacional terrestre. Seu valor é o quociente entre a força gravitacional e a massa de um corpo sobre o qual ela atua e define-se a partir da expressão de Newton:


F
 = G ·
mt
m
R2

Onde MT é a massa da Terra, e R é a distância do ponto onde está a massa m ao centro da Terra.


 
Como a massa da Terra é 5,98 · 1024 kg, e o raio mede 6.370 km = 6,37 · 106 m, o valor obtido é 9,8 m/s2, que coincide com o valor da aceleração da gravidade g.
À medida que um corpo se afasta da Terra, o valor da distância aumenta e, portanto, o valor de g diminui. Essas equações são válidas para qualquer planeta. Assim, a gravidade na superfície da Lua é:


gl = G ·
mL
RL2

Em que ML é a massa da Lua, e RL é seu raio. O valor da gravidade lunar é de 1,6 m/s2.






Anterior Início Próxima