Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Reações nucleares

Nome que se dá a qualquer fenômeno que modifique o núcleo de um átomo. Existem duas possibilidades para isso: ou o núcleo aumenta ou diminui.

Para aumentar ele deve se fundir com outro núcleo, processo conhecido como fusão nuclear.
Para diminuir ele deve se dividir; assim, um núcleo dá origem a outros corpos. Esse processo é conhecido como fissão nuclear.


Efeitos da radioatividade

Vivemos envolvidos em radiações procedentes do Sol, de minerais radiativos que se encontram no subsolo, de materiais usados na fabricação de casas, de elementos do próprio organismo, como o potássio e o carbono, de aparelhos de TV, de raios X.

As radiações podem ser benéficas ou nocivas, dependendo das doses e do tempo de exposição a que são submetidas as pessoas.


São muitas as aplicações de elementos radiativos benéficas para o ser humano: em medicina, são usados no diagnóstico de doenças ou no tratamento de cânceres; na indústria, para o estudo de materiais e controle de qualidade; e em áreas como Arqueologia, Biologia, Geologia e outros ramos da Ciência. Mas eles também podem produzir efeitos extremamente nocivos, como no caso dos cânceres. Estes se originam com a radiação atravessando a pele ou com a ingestão de alimentos contaminados com elementos radiativos, que afetam os mecanismos de reprodução das células, provocando sua degeneração.


Anterior Início Próxima