Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Usina nuclear

Como reações nucleares podem gerar energia elétrica? Para entender isso, primeiro vamos entender como a corrente elétrica pode ser gerada.

Uma turbina ao girar gera corrente elétrica, mas por quê?  

Quando variamos o fluxo de um campo magnético em um circuito, surge uma corrente elétrica. Esse fenômeno é chamado de indução eletromagnética. Observe na animação abaixo que enquanto variarmos o fluxo de campo magnético no circuito, haverá geração de corrente elétrica.

Adaptação arte


Para imaginar como a corrente elétrica é gerada nas usinas, imagine, por exemplo, um circuito formando um solenoide e alimentando uma lâmpada.

Adaptação arte
Circuito com uma lâmpada


Então pegamos um imã (gerador de um campo magnético, como qualquer outro) e aproximamos do circuito. 

Fazendo isso, iremos notar o surgimento de uma corrente elétrica. Enquanto houver variação no fluxo do campo, haverá surgimento de corrente elétrica.

Adaptação arte



Para termos uma contínua geração de corrente elétrica, temos que manter o movimento de vai e volta, mas agora, vamos criar um dispositivo para fazer isso.

 
Adaptação arte
Dispositivo-circuito


Para manter esse dispositivo em movimento, basta criar um conjunto de pás que esteja em movimento.

 
Adaptação arte
Turbina


A isso chamamos de turbina. Enquanto as pás da turbina estiverem em movimento, haverá geração de corrente elétrica.

Nas hidrelétricas o que faz as pás da turbina girarem é a água de uma represa. Na usina nuclear o que acontece é o seguinte:

- Temos um elemento combustível (que está banhado por água) que sofre fissão, liberando grandes quantidades de energia. Essa energia faz com que a água evapore, e esse processo permite que a água dispare em grande velocidade em direção a uma turbina, que ao girar gera energia, assim como em uma hidrelétrica. Esse vapor, depois de passar pela turbina, é resfriado (geralmente com água do mar).

 


Anterior Início