Busca  
  Física   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Que horas são?

Para entender melhor a respeito do tempo, devemos lembrar que em Física a sua medição está relacionada ao movimento repetitivo de um corpo. Por exemplo: um dia é o tempo que a Terra leva para girar em volta de si mesmo (rotação), e um ano (365 dias) é quanto tempo demora para que a Terra gire em torno do Sol (translação). A diferença é que, enquanto Newton tinha sempre como referência a Terra, Einstein adotou outros pontos, e o tempo dependia deste referencial.

Mas o que é referencial? Vamos tomar como exemplo uma visão no horizonte de uma praia. Você olha e vê uma ilha com apenas uma árvore. De repente você observa que existe um surfista com sua prancha boiando no mar. Para saber se ele está vindo em direção à praia ou para o lado da ilha, intuitivamente analisamos se ele está parado, afastando-se ou aproximando-se da árvore na ilha. Logo, para saber se ele está em movimento e em que sentido ele se desloca, o seu referencial é a árvore.



Qual é a mudança, então? Se antes acreditávamos que o tempo era imutável e incomparável, um ano é um ano em todo o lugar do planeta, agora só podemos afirmar isso se nosso referencial for a Terra. Se você estivesse em Vênus, o dia seria bem menor, e em qualquer outro local o tempo seria diferente. Assim, chegamos a um dos princípios da Teoria de Einstein já visto acima:
 

Um mesmo acontecimento pode ser registrado com medidas de tempo diferentes para observadores em locais distintos.



Anterior Início Próxima