Busca  
  Química   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Enxofre

Estrutura do enxofre

O enxofre é um não-metal situado na casa 16 da tabela periódica, com massa atômica 32,064. À temperatura ambiente, é um sólido amarelo-limão, mau condutor de calor e de eletricidade
 
Estados do enxofre

Pode ser encontrado nos três estados da matéria. Abaixo de 95,6°C, apresenta-se em estado sólido, cristalizado no sistema rômbico (se caracteriza por possuir três eixos iguais e oblíquos entre si, e forma de losango). É chamado enxofre (S), sendo solúvel em sulfeto de carbono. Acima de 95,6°C, transforma-se em enxofre monoclínico ou enxofre. O enxofre pode ser obtido também por resfriamento lento do enxofre fundido. Aquecido a temperaturas superiores a 119°C, o enxofre passa por uma série de transformações de cor e viscosidade.
 
Propriedades físicas e químicas

As propriedades químicas não dependem do sistema de cristalização do enxofre sólido.
O enxofre comporta-se como não-metal oxidante, mas é muito menos oxidante que o oxigênio.

Por isso, quando se combina com o oxigênio, adquire os estados de oxidação +2, +4 e +6. O mais estável é o +6 e aparece no ácido sulfúrico e nos sulfatos.
 
Ao contrário, algumas propriedades físicas, como a densidade ou a temperatura de fusão, variam ligeiramente. O enxofre apresenta-se habitualmente em forma sólida, com uma cor amarelo-clara.
É inodoro, insípido, frágil, mau condutor de calor e de eletricidade, insolúvel em água e solúvel em sulfeto de carbono.

Anterior Início Próxima