Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Os demais sistemas do nosso corpo

Agora que já conhecemos os sistemas esquelético e muscular — responsáveis por sustentar e movimentar o corpo —, vamos conhecer outras grandes equipes que tomam conta de outras funções do organismo.



Sistema nervoso

O cérebro é uma das peças principais do sistema nervoso. No cérebro estão as áreas que nos fazem movimentar e pensar. Ele tem outros dois parceiros muito importantes: a medula espinhal e os nervos. Eles levam os comandos do cérebro para todo o organismo.







Sistema circulatório

A circulação do sangue pelo organismo é feita por muitos, muitos vasos sanguíneos, parecidos com os canos que transportam a água da sua casa. Só que o sangue abastece todos os órgãos com nutrientes e oxigênio. Depois, os vasos coletam o que deve ser jogado fora. O coração bombeia o sangue com a ajuda do pulmão. Este sistema também controla a nossa temperatura.



Sistema respiratório

É responsável por levar oxigênio e eliminar gás carbônico. Sem oxigênio, as células do cérebro são as primeiras a sofrer, e o organismo pode morrer. O pulmão é o órgão mais importante dessa equipe, que tem a laringe, a faringe, a traqueia e outros colaboradores para essa importante função que é respirar. Um grande aliado dessa tarefa é o sistema nervoso, porque controla a respiração.





Sistema digestivo

Desde a hora que mastigamos um pedaço qualquer de comida até a hora que fazemos cocô, o alimento percorre um caminho de cerca de 9 metros, passando pelo esôfago, estômago e intestinos. Durante a digestão, os intestinos (delgado e grosso) absorvem os nutrientes que precisamos para correr, brincar, estudar e manter o corpo saudável.

 



Sistema urinário

O rim é o grande filtro das impurezas do sangue. Cada ser humano tem dois. Tudo o que ele seleciona é enviado com um pouco de água para a bexiga. A ligação entre os rins e a bexiga é feita por uma espécie de cano chamado ureter. Quando sentimos vontade de fazer xixi, é porque a bexiga está cheia e precisa ser esvaziada. A urina (xixi) é eliminada por outro canal, a uretra. Podemos ajudar o rim e a bexiga a trabalharem direitinho tomando bastante água e urinando sempre que der vontade.


Sistema reprodutor

As meninas e os meninos têm órgãos diferentes, mas com uma missão em comum: gerar outros seres vivos. A diferença entre esse sistema e os outros é que os órgãos genitais ficam maduros, ou seja, prontos para funcionar depois que a gente entra na puberdade, mais ou menos depois dos onze anos. Essa idade varia muito conforme o desenvolvimento de cada um.


Anterior Início