Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A busca do "Eldorado"

Hemera/Thinkstock/Getty Images
Os portugueses demoraram a encontrar o ouro, mas quando encontraram, perceberam que era abundante
 

Desde o século XV, um dos motivos que levaram os europeus a se lançarem ao mar foi a busca do lendário "Reino do Eldorado". Segundo a lenda, havia imensas jazidas de ouro e pedras preciosas em um lugar desconhecido, à espera dos homens que tornariam reais seus sonhos de riqueza.

Com a conquista da América, em 1492, os espanhóis pareciam ter encontrado o "Eldorado" nas minas de ouro e prata do México e do Peru. Para os portugueses, esse sonho não se consumara até o final do século XVII. 

 
Ouro e diamantes

Em 1693, o sonho português de encontrar o "Eldorado" começou a se tornar realidade. Nesse ano, foi descoberto ouro em Minas Gerais. Durante mais de meio século, com a posse de tantas riquezas, Portugal gastou dinheiro em luxo para sua Corte, sem pensar em investir de maneira produtiva na metrópole e na Colônia.

A descoberta de jazidas de diamantes, por volta de 1729, estimulou ainda mais os gastos supérfluos. Na segunda metade do século XVIII, quando as minas se esgotaram, Portugal viu-se pobre e o Brasil retomou a produção da cana de açúcar como seu principal motor econômico.

Itaú Cultural-Virtual
O profeta Habacuc, de Aleijadinho, no Adro da Igreja Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo (MG) 







Anterior Início Próxima