Busca  
  História regional   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Imigrantes e o modo de produtividade

Famílias de imigrantes poloneses e seus descendentes no Paraná
Os primeiros imigrantes foram os portugueses da Ilha dos Açores, que chegaram ao Brasil no século XVIII. Com a Independência (1822), o governo incentivou a imigração, e à região chegaram alemães, italianos, poloneses, espanhóis, ucranianos e russos, entre outros. Donos de pequenas e médias propriedades rurais, os imigrantes introduziram novos hábitos e costumes alimentares, trouxeram a arquitetura europeia, o que deu ao Sul uma aparência diferente da do resto do Brasil. Os imigrantes cobriram a região de parreiras, trigais, arrozais, granjas e pequenas fábricas.


Uma região influente
Nascidas da erosão causada pelo vento e pela chuva, as esculturas em pedra de Vila Velha, no Paraná, são um dos mais intrigantes monumentos naturais da região

Até 1930 as oligarquias dominaram a política sulista. No Rio Grande do Sul, por exemplo, Antônio Augusto Borges de Medeiros, presidente do Estado, ficou quase 25 anos no poder graças à polêmica Constituição gaúcha. A partir de 1930, o Sul passou a exercer grande influência na política nacional.


Diversificação econômica

Se a agricultura e a pecuária foram as principais atividades econômicas da região até o início do século XX, nas últimas décadas os Estados sulistas diversificaram essas atividades. Deixaram de ser predominantemente agrícolas, começando a se industrializar e a se urbanizar.


Anterior Início