Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Portugueses: os primeiros europeus

Oficial de milícia com uniforme usado nos tempos do Brasil Colônia

Quem eram os donos da terra?

Quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou no litoral baiano, em 1500, havia no Brasil cerca de dois milhões de índios, quase o dobro da população de Portugal na época. Pertenciam, principalmente, às tribos do tronco tupi. Dividiam-se em dezenas de grupos tribais que se subdividiam em aldeias, cada uma reunindo de 300 a 2 mil indígenas.


O pau-brasil atrai os europeus
O mapa Terra Brasilis, do século XVI, mostra índios na extração do pau-brasil

A existência de pau-brasil na Mata Atlântica, ao longo do litoral brasileiro, fez com que outras nações europeias também se dirigissem ao Brasil para explorar sua madeira. Entre 1500 e 1530 eram comuns, além dos navios portugueses, embarcações espanholas e francesas realizando o escambo com os índios. Em troca da madeira, os europeus davam aos indígenas espelhos, objetos de metal e manufaturas.

Os primeiros brasileiros

Cada navio que chegava deixava grande número de europeus. Eles integraram-se às tribos e muitos casaram-se com as índias, que geraram os primeiros brasileiros.

Com o desenvolvimento do comércio madeireiro e por estar em dificuldades financeiras, Portugal decidiu ocupar definitivamente a Colônia (1532), impedindo a presença dos demais invasores. Isso acirrou os ânimos entre portugueses e demais povos colonizadores.




Anterior Início Próxima