Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os holandeses e seus aliados

Insurreição Pernambucana

Prato de porcelana da Companhia das Índias, do século XVIII
Os holandeses, que entre 1624 e 1625 ocuparam Salvador, na Bahia, invadiram  o litoral pernambucano em 1630 e, mesmo enfrentando resistências, fixaram-se, em 1637, em todo o litoral nordestino. Nesse ano, a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais enviou João Maurício de Nassau para administrar seus domínios na região. Além de promover obras de urbanização em Recife, Nassau favoreceu os grandes senhores de engenho, cedendo-lhes escravos e oferecendo-lhes empréstimos.Os holandeses estabeleceram-se do Ceará até a divisa de Sergipe com Alagoas.

Fim dos empréstimos, início dos conflitos

Em 1644, Nassau retornou à Europa e a Companhia passou a cobrar as dívidas dos produtores. Estes reagiram e começaram a formar um exército para expulsar os holandeses. As lutas estenderam-se de 1645 a 1654, quando os colonos foram derrotados e expulsos em definitivo. As Batalhas de Guararapes (1648 e 1649) foram fundamentais para a vitória portuguesa.

Por causa das batalhas, as lavouras de cana foram praticamente destruídas. A recuperação só ocorreu graças à intervenção financeira dos ingleses, mas mesmo assim o Brasil nunca mais seria o líder isolado na produção de açúcar do mundo.



Anterior Início Próxima