Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Isolamento inglês

Charge ilustrando a disputa entre as potências Inglaterra e França
A França de Napoleão Bonaparte expandiu suas fronteiras com campanhas militares e pretendia derrotar sua grande rival na disputa pelo domínio da economia europeia, a Inglaterra, que nesse contexto possuía grande poder industrial e intensas relações comerciais em toda a Europa.

Em 1806, para cercar o Reino Unido, Napoleão decretou o Bloqueio Continental. Ao proibir a entrada de navios vindos da Inglaterra ou de suas colônias nos portos do continente europeu, o decreto pretendia derrubar economicamente a rival. 


Em meados de 1807, praticamente toda a Europa estava coligada contra a Inglaterra, pelo Acordo de Tilsit (aliança com o czar da Rússia). Faltava atrair a Península Ibérica que, assim como suas colônias, representava um alívio comercial importante para os ingleses. Porém, Napoleão invadiu a Espanha e, aproveitando-se da disputa do trono espanhol entre Carlos IV e seu filho Fernando VII,  colocou seu irmão José Bonaparte no trono espanhol. Em agosto, enviou um ultimato a Portugal: aderir ao Bloqueio Continental, declarar guerra ao Reino Unido e confiscar os bens dos súditos ingleses em seu território.



Anterior Início Próxima