Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Primeiros anos da colônia

O Brasil colônia não tinha bandeira própria. Usava o pavilhão do reino português
Reprodução

Cabral

Quando a frota de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 22 de abril de 1500, as velas das embarcações tinham estampadas a cruz da Ordem de Cristo. Apesar de não ser oficial, não representava o Estado português, a bandeira da Ordem de Cristo (1332-1651) foi usada em muitas expedições, juntamente com o Pavilhão Real – afinal, a Ordem patrocinou grande parte dessas empreitadas. A bandeira da Ordem era usada desde 1332 e permaneceu até 1651.

Fique ligado!

A Ordem de Cristo foi uma ordem militar fundada pelo rei dom Diniz, que governou Portugal entre 1279 e 1325. Originária da antiga Ordem dos Templários, organização militar e religiosa da época das Cruzadas, a Ordem de Cristo era subordinada diretamente ao rei de Portugal e também realizava Cruzadas. Em nome da luta contra os mouros, a Ordem recolhia tributos em todo o reino para montar exércitos e armadas. No período das expansões marítimas, as expedições também eram vistas como uma continuação missionária das Cruzadas, também com o objetivo de levar o cristianismo aos novos cantos do mundo, além, evidentemente, do interesse comercial e de saquear e explorar o que fosse encontrado. Por isso a Ordem era um dos importantes financiadores das expedições marítimas.

Reprodução

Reis


A Ordem de Cristo tinha tanta importância na política portuguesa na época do descobrimento que os reis de Portugal acumulavam o cargo de grão-mestre da Ordem. Por isso, em 1495, o rei dom Manuel decidiu sobrepor a Cruz de Cristo ao brasão real. As bandeiras dos reis eram sempre as oficiais do reino e esta, a oficial na época do descobrimento, foi usada de 1495 a 1521.


Reprodução

Colônia


Em 1521 o rei dom João III muda a bandeira de Portugal – e, por consequência, a da colônia brasileira. Sem a cruz de Cristo, pela primeira vez o pavilhão português ostentava uma coroa sobre o brasão real – prática que se tornaria comum dali em diante. Essa bandeira foi a oficial do reino até 1616.


Anterior Início Próxima