Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Feitas especialmente para o Brasil

O Brasil torna-se principado e ganha sua primeira bandeira exclusiva
Principado
 
Em 1645 dom João IV conferiu a seu filho Teodósio o título de Príncipe do Brasil – título recebido a partir dessa data por todos os herdeiros da Coroa portuguesa – e elevou a antiga colônia à condição de principado. Além de bandeira própria, o Brasil recebe um emblema exclusivo, concedido pelo soberano: o globo armilar. Assim, o rei de Portugal evidenciava que já naquele momento o Brasil ocupava o papel principal dentro do império colonial português. A bandeira do principado foi usada até 1816.

Fique ligado! 
O globo armilar era um instrumento usado pelos antigos astrônomos para acompanhar o movimento aparente dos astros.


Reprodução


Homenagem
 
Apesar de ter bandeira própria, o Principado do Brasil continuava a usar a bandeira real de Portugal. Em 1683 a Coroa portuguesa ganha o pavilhão do rei dom Pedro II – não confundir com o futuro imperador do Brasil! Pela primeira vez, o verde é introduzido, como homenagem à antiga dinastia de Avis. Foi usada até 1706.
 
 
Em 1600 Portugal ganha sua primeira bandeira oficial – até então a bandeira oficial do reino era a do rei. A nova bandeira portuguesa passa a ser utilizada também em todas as colônias. Por isso, por algum tempo, o Brasil usa quatro bandeiras oficiais ao mesmo tempo: a do império, a do rei, a do principado e a da restauração. Essa bandeira do império é usada até 1700.



Anterior Início Próxima