Busca  
  Política externa   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Os indígenas pré-colombianos

Imagem representando a manifestação da cultura inca que permanece ainda viva no Peru
Os povos que habitavam a região do México, Chile, Peru e outras partes do continente latino-americano foram denominados povos pré-colombianos, isso porque já constituíam grandes impérios antes da chegada de Colombo.

Maias, incas e astecas são os mais conhecidos nomes daqueles que viveram nessas regiões; entretanto, assim como no Brasil, muitos outros povos habitaram as vastas regiões da América Latina.


O impacto da colonização

Representação de cultura pré-colombiana Totonaca de 1950, por Diego Rivera
Esses povos possuíam muita diversidade entre si, mas todos passaram por uma circunstância em comum: atrocidades, crueldade, violência e exploração pelos espanhóis. Quando os colonizadores avistaram os templos e a riqueza que essas civilizações mantinham, logo partiram para o massacre e extermínio, subjugando as culturas pré-colombianas com o único objetivo de levar suas riquezas, como o ouro e a prata, para seu reino.

A cultura, a organização, religião, nada foi respeitado. Os colonizadores, apesar da resistência dos indígenas, foram levando e explorando tudo que encontravam. Um dos povos que apresentaram maior resistência aos ataques dos espanhóis foi o Inca, pois vivia nas montanhas dos Andes, região de difícil acesso e que o protegeu por mais tempo.

A América vive hoje os reflexos da colonização dos europeus. No passado, quando antes existiam grandes povos, civilizações e riquezas culturais, tudo foi destruído por dinheiro e ganância, e hoje grande parte das populações nativas está extinta, dizimada e, de certa forma, perdeu muito de suas características originais. Mesmo com o passado colonial, vemos a resistência desses povos em manter sua integridade.








Anterior Início Próxima