Busca  
  Política externa   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Unidade nas ditaduras

A proclamação da República (1889) aproximou o Brasil dos demais países da América Latina. Entretanto, várias questões ainda ficaram pendentes, especialmente aquelas ligadas à demarcação dos limites. Paradoxalmente, o século XX trouxe uma marca de unidade ao continente: as ditaduras militares, que durante boa parte do período dominaram as sociedades latino-americanas, entre elas o Brasil.


Integração de mercados

Tentativas de integração econômica da América Latina também aconteceram ao longo do século XX. Algumas fracassaram, outras ainda estão em curso, como o Mercosul, que abrange Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, além de Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Peru como membros associados. O Mercosul é uma tentativa de participação conjunta dos países sul-americanos no mercado mundial. Em meados da década de 1980, começaram a surgir grandes blocos econômicos geopolíticos, como o Mercado Comum Europeu, o Nafta, G8, G20.

O Mercosul - projeto de integração e fortalecimento dos países da América Latina

Atualmente, a América Latina, buscando se fortalecer em uma unidade e integrando seus mercados, representa uma economia de grande participação e ascensão no cenário mundial, mudando assim as marcas e raízes de seu passado colonial, que a transformou durante muito tempo em um território diverso, conflituoso, antagônico e repleto de desigualdades.  









Anterior Início