Busca  
  Política externa   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As diferentes colonizações

Sabemos que os países latinos foram colonizados por Portugal e Espanha, que possuíam o interesse comum de ampliar os domínios territoriais de seus reinos e de propagar a doutrina cristã, bem como de conquistar riquezas. Apesar de partirem de seus territórios com objetivos semelhantes, cada um desses aplicou uma forma específica de colonização.

Na América espanhola, por exemplo, foi implementado o sistema de vice-reinos, ou seja, modelos de cidades para a organização da exploração da colônia. A primeira cidade fundada foi Santo Domingo, na atual República Dominicana, em 1496, onde instituíram tribunais de Inquisição no México, no Peru e na Colômbia, criaram universidades (como a Universidade Nacional de São Marcos, em Lima, no Peru, de 1551) e exploraram o ouro e a prata por meio de saques, principalmente aos templos das civilizações pré-colombianas.



Vice-reinos da América espanhola
Nome
Área
Capital
Ano de Criação
Vice-reino de Nova Espanha
Parte dos Estados Unidos, América Central, Antilhas e Venezuela
México1535
Vice-reino do Peru
Panamá e América do Sul (exceto Venezuela e Brasil)
Lima1543
*Vice-reino de Nova Granada
Colômbia, Equador e Panamá
Bogotá1739
Vice-reino do Prata
Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia
Buenos Aires
1776


*Existem registros de que desde 1717 já funcionava esse vice-reino com o nome de Nova Granada, mas a data mais aceita é a de 1739.

Os espanhóis articularam a empresa colonial em suas possessões na América Latina por meio do sistema de concessão de terras (encomienda); essas eram designadas aos encomendeiros, responsáveis pelo tratamento dos indígenas no trabalho compulsório (obrigatório) escravo.

Os portugueses resolveram ocupar o território brasileiro usando o sistema de capitânias hereditárias, na tentativa de efetivar a exploração e a colonização. Entretanto, essa iniciativa não correspondeu aos objetivos dos exploradores de integrar a economia colonial ao mercado europeu.

No Brasil colonial, a urbanização foi tardia e a exploração fez-se, inicialmente, pelo extrativismo, pela agricultura e pela mineração. A Inquisição só esteve presente nas visitações e não existiam universidades. As primeiras escolas superiores foram criadas com a vinda da Família Real em 1808. 



Anterior Início Próxima