Busca  
  Política externa   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O início da guerra

Rapidamente, os paraguaios invadiram o Mato Grosso e as províncias argentinas de Corrientes e Entre-Rios. Seu objetivo era ter acesso direto aos aliados blancos no Uruguai e ocupar o Rio Grande do Sul, garantindo o acesso ao mar. Em março de 1865, López declara guerra à Argentina.


Em maio de 1865, para fazer frente a López, o Brasil, a Argentina e o Uruguai assinaram o Tratado da Tríplice Aliança, sob as críticas de Peru, Equador, Chile, Colômbia e Estados Unidos.


Em outubro de 1866, o Barão de Caxias foi nomeado comandante das forças brasileira, assumindo também o comando das forças aliadas em 1868, fato que mudou o rumo da guerra.

Humaitá, Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e Angostura foram as principais batalhas vencidas pelos aliados entre julho e dezembro de 1868. Em janeiro do ano seguinte, ocuparam a capital paraguaia, Assunção. Em 1º de março de 1870, López foi morto na batalha de Cerro Corá.



Escravidão e guerra
Ao invadir o território paraguaio, uma das primeiras providências das tropas brasileiras foi estabelecer uma lei que concedia a liberdade aos 'escravos da nação' que prestassem serviços junto ao exército, devido à falta de contingente capaz de confrontar as preparadas tropas rivais. Entretanto, a escravidão permanecia no Brasil.




O final da guerra, em 1870, pôs em debate, no Brasil, o sistema escravagista. Devido à importante participação dos negros no Exército brasileiro, intensificaram-se as críticas internas à manutenção da escravidão no país.


Consequências da guerra

Gaúchos dos pampas: área de fronteira dos violentos combates da Guerra do Paraguai
A guerra aniquilou o Paraguai e seus resultados foram desastrosos.
O país perdeu parte do seu território para o Brasil e a Argentina; estima-se que metade da população paraguaia tenha morrido durante o conflito, além de a guerra ter implicado um atraso significativo em seu desenvolvimento e seu processo de modernização.


O Brasil saiu do conflito ainda mais endividado com a Inglaterra, após o estabelecimento das relações entre os dois países.

Já a Inglaterra, que financiara a guerra, beneficiou-se com o pagamento dos empréstimos feitos aos aliados e com as vantagens comerciais da livre navegação na Bacia Platina.


Anterior Início Próxima