Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Luiz Inácio Lula da Silva (1945)

Neftali/Shutterstock
Luiz Inácio Lula da Silva, primeiro candidato da classe operária a disputar a Presidência do Brasil.
  
Nascido em Garanhuns, Pernambuco, Luiz Inácio Lula da Silva destacou-se no cenário político nacional ao comandar, em 1978 e 1979, as greves que paralisaram cerca de 170 mil metalúrgicos no ABC paulista. Na ocasião, estava em sua segunda gestão como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema. Em seus discursos, ao mesmo tempo que defendia os trabalhadores, protestava contra a ditadura.

Eleições

Em 1980 foi enquadrado na antiga Lei de Segurança Nacional (LSN) e acabou preso pelo regime militar. Diversas manifestações públicas exigiram sua libertação. Após um mês de cadeia, foi posto em liberdade. Logo depois, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), sendo indicado para sua presidência.

Candidato a prefeito por São Paulo, em 1982, ficou em quarto lugar no pleito vencido por Jânio Quadros. Foi o deputado constituinte mais votado em 1986; defendendo maior distribuição de renda e a reforma agrária, além de ter apresentado projetos para resolver o problema da miséria no país. Ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 1989 e 1994, derrotado, respectivamente, por Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. Nas eleições de 2002, no entanto, Lula consagra-se vitorioso ao derrotar José Serra com 61% dos votos para presidência da república. Em 2006 foi reeleito presidente em disputa com Geraldo Alckmin, candidato do PSDB.


Anterior Início Próxima