Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Herbert José de Souza (1936-1997)

Bruna Tiso
Herbert de Souza, o Betinho.
O sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, foi símbolo da maior campanha cívica da história do país: a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, ou, simplesmente, Campanha contra a Fome. O movimento não governamental foi lançado por Betinho em 24 de março de 1993, desvinculado de partidos políticos, sindicatos ou associações, e acabou mobilizando os mais variados setores da sociedade. O objetivo era arrecadar alimentos e distribui-los entre os mais de 30 milhões de brasileiros que viviam na mais completa miséria. Mais de 3.500 comitês de trabalho espalharam-se por todo o país e milhares de toneladas de comida foram doados e distribuídos.
   
Em 1994, a campanha galgou outro patamar: não bastava doar alimento aos carentes, era necessário oferecer-lhes emprego, condição necessária para o resgate da dignidade.


Lutador incansável

Nascido em Bocaiuva, Minas Gerais, durante a ditadura militar Betinho pertenceu à organização de esquerda Ação Popular (AP). Obrigado a se exilar, tornou-se conhecido do grande público no final dos anos de 1970, quando Elis Regina gravou a música O Bêbado e a Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc. Irmão do cartunista Henfil, o sociólogo é citado no verso: "Meu Brasil, que sonha com a volta do irmão do Henfil, com tanta gente que partiu, num rabo de foguete." Hemofílico, em meados dos anos de 1980, Betinho contraiu o vírus da Aids em uma transfusão de sangue. Sua morte, em agosto de 1997, foi causada por hepatite contraída também em transfusão sanguínea. O mesmo vírus também iria matar, em 1988, seus dois irmãos, Henfil e o músico Chico Mário. O frei Leonardo Boff chegou a sugerir a canonização do sociólogo.

Benedito Calixto
"Moagem da Cana na Fazenda Cacheira, em Campinas , s.d. óleo sobre tela
Acervo do Museu Paulista (São Paulo, SP)
Reprodução fotográfica Romulo Fialdini"
As mãos calejadas do canavieiro dão testemunho da dura vida no Brasil rural: realidade que também chamou a atenção de Betinho.


Anterior Início