Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A Coluna Prestes

Os rebeldes do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Rio Grande do Sul encontraram-se no Paraná. Em reunião que contou com a presença dos paulistas Isidoro Dias Lopes e Miguel Costa, além de Prestes, foi decidido que seria realizada uma grande marcha para invadir o Mato Grosso.

A intenção era iniciar a chamada 'guerrilha de movimento', ou seja, lutar contra as tropas locais até a queda do governo.



Isidoro foi para a Argentina para arregimentar revolucionários no exílio. Os paulistas ficaram sob o comando do general em comissão Miguel Costa.

Primeira Divisão Revolucionária


Em abril de 1925, foi fundada a Primeira Divisão Revolucionária, conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, ou simplesmente Coluna Prestes. Ficou decidido que Miguel Costa seria o comandante, e Prestes, comissionado no posto de coronel, seria o chefe do Estado-maior.

Até fevereiro de 1927, a Coluna percorreu cerca de 25 mil quilômetros pelo interior de dez estados, em uma média de 33 quilômetros de caminhada diária. Os integrantes participaram de diversas lutas, até se refugiarem, invictos, na Bolívia.


Enquanto isso...

Enquanto no Brasil, no início do século XX, uma parcela de camponeses envolveu-se em movimentos de cunho místico-religioso e messiânico, na Rússia, um país praticamente agrário, o processo foi diferente. Os camponeses juntaram-se às massas urbanas para lutar pela divisão da terra, concentrada nas mãos da nobreza, e exigir o fim do absolutismo dos czares. Surgiram líderes como Leon Trotski e Lenin, pseudônimo de Vladimir Ilich Ulianov, que, ao lado dos operários e camponeses, lideraram, em 1917, uma revolução apoiada no pensamento do filósofo alemão Karl Marx. Depois de meses de combate, os bolcheviques – nome dos revolucionários que defendiam o socialismo – depuseram o czar Nicolau II, assumiram o poder e, após incorporarem territórios vizinhos, criaram, em 1922, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 1991, a URSS foi extinta e dividiu-se em vários países autônomos.


Anterior Início