Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Cadeia alimentar



O Sol faz a planta crescer, e os animais comem as plantas e outros animais para se desenvolverem. Essa sequência de seres vivos que se alimentam uns dos outros e que se inicia com o processo da fotossíntese chama-se cadeia alimentar.

Os seres que produzem seu próprio alimento são os produtores, e os que se alimentam de outros seres vivos são chamados consumidores. Existem três tipos de consumidores:

HERBÍVOROS: animais que se alimentam de vegetais. Exemplos são as lagartas, o cavalo, o boi, a capivara e alguns insetos, entre outros.


CARNÍVOROS: animais que se alimentam de outros animais. Esses são os predadores, como a onça, o jacaré, o gato e o gavião, entre outros.

ONÍVOROS: animais que se alimentam tanto de carne como de vegetais. Esse é o caso do ser humano, da galinha, do gambá, do tatu, entre outros.

Decompositores

Além dos seres produtores e consumidores, existem os seres decompositores, que são os consumidores especiais de uma cadeia alimentar: os fungos e as bactérias.
Esses minúsculos bichinhos alimentam-se dos restos de animais e vegetais que já morreram, fornecendo nutrientes minerais de volta para o solo. Podemos dizer que eles são responsáveis pelo processo de reciclagem da matéria que ocorre na natureza.


Anterior Início Próxima