Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Estudando a Pré-história

Uma das características fundamentais da pré-história é a não existência da escrita. Como é possível saber da história dos homens que viveram antes da escrita? Para estudar o passado de diversas sociedades, os historiadores usam os documentos escritos.

Na pré-história são os arqueólogos que se dedicam a reconstrução do passado. Para isso, analisam a cultura material (os vestígios de sua presença, como restos de fogueiras, de suas casas, os instrumentos de trabalho, enfeites, pinturas) daquele período que pode ser encontrada nas escavações dos sítios arqueológicos. Devido às características desses estudos, os consensos são poucos e as controvérsias são muitas.

Sítios arqueológicos

Um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil é o da Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, Piauí, que atualmente possui o registro de mais de 912 sítios arqueológicos, dentre os quais 657 apresentam pinturas rupestres, alguns são ao ar livre, onde se pode visualizar antigas aldeias ou acampamentos de antigos grupos de caçadores-coletores e de ceramistas-agricultores.

Saiba mais acessando a Fundação Museu do Homem Americano.

No sítio da Pedra Furada, por exemplo, uma equipe de arqueólogos brasileiros e franceses chefiada pela pesquisadora Niède Guidon encontrou, além das pinturas, restos de fogueiras, instrumentos de pedra lascada e cerâmica de épocas variadas.

Submetidos ao método de datação do carbono 14, esses vestígios remontam um período de cerca de 60 mil anos. São eles que reforçam a teoria sobre a presença humana na região desde aquele período remoto.

Caçadores e coletores que viviam em cavernas ou em abrigo de rochas na região central e no Nordeste brasileiro foram notáveis pelas pinturas, retratando homens, animais e árvores que deixaram nas paredes das cavernas.



Outro sítio arqueológico em região cheia de cavernas é o de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Os esqueletos ali encontrados datam entre 11 e 7 mil anos atrás.

Veja no mapa alguns sítios arqueológicos do Brasil.





Anterior Início Próxima