Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Como escolher seu representante

Notícias diárias de corrupção, desvio de dinheiro e má aplicação dos recursos públicos impuseram à população uma péssima imagem dos políticos. Desacreditados, muitos deles buscam convencer os eleitores com promessas e mais promessas. É por tudo isso que cada vez mais precisamos analisar as propostas de cada candidato antes de votar.

Conhecer a história da vida do candidato é um indicador importante. Suas experiências anteriores e cargos que já ocupou mostram o que ele é capaz de fazer. Ler entrevistas também ajuda, pois suas respostas refletem suas ideias sobre os diferentes problemas a ser enfrentados.

Outro cuidado importante de todo eleitor é se informar sobre as propostas de cada um, para, no futuro, poder cobrar a realização dos projetos apresentados durante a campanha.

Fique ligado!

Certas áreas devem receber atenção especial dos governantes. Entre elas: moradia, educação, saúde, cultura, transporte e meio ambiente. Cuidado com promessas impossíveis de cumprir. Muitas vezes, na tentativa de ganhar votos, alguns candidatos prometem até o que não faz parte de suas atribuições.


No caso de reeleição

É muito comum os políticos tentarem se reeleger ou candidatar-se novamente depois de algum tempo. Antes de votar mais uma vez nessas pessoas, precisamos relembrar suas atuações anteriores. Se fizermos um retrospecto na história política do país, são muitos os casos de vereadores, deputados, governadores, prefeitos e até presidentes da República que terminaram seus mandatos sem realizar nem uma pequena parte do que se propuseram ou que nos deixaram exemplos de desonestidade, corrupção e autoritarismo.

Você sabia?


Nas eleições municipais de 2008 foram registrados 14.629 candidatos a prefeito, sendo 11,2% de mulheres. Já entre os 321.653 candidatos a vereador, 22% eram mulheres.

Fonte: Centro Feminista de Estudos e Assessoria


Anterior Início