Busca  
  Economia   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Gerando riquezas

A chegada dos imigrantes ao Brasil está relacionada com diversos fatores, como as transformações econômicas que afetaram a propriedade da terra em parte da Europa e a superpopulação no Japão.

No Brasil, a produção de café começou a crescer a partir de 1816. Entre 1830 e 1840, o café assumiu a liderança das exportações (venda ou saída de produtos de um país para outro), transformando o Brasil no maior produtor mundial; entretanto, ainda existia escravidão no país.

Esse período é conhecido como ciclo do café e deve aos imigrantes o cultivo do grão em fazendas, principalmente no Estado de São Paulo, gerando muita riqueza para o País. O ciclo do café estendeu-se até 1930.

Saiba mais sobre o ciclo do café

Novos brasileiros

Logo que chegaram, os imigrantes tiveram de 'suar a camisa' para melhorar de vida.

Com o passar dos anos, esses pioneiros tornaram-se pequenos e médios proprietários de terra e trabalharam em diversas atividades, integrando-se à cultura brasileira e influenciando o modo de vida do País.

Eles contribuíram para o desenvolvimento da nossa arte, arquitetura, culinária, religião e até do nosso futebol.

Conheça a trajetória desses imigrantes ao chegar em São Paulo:

● Desembarcavam do navio no Porto de Santos.

● Eram encaminhados para um trem ('Maria-fumaça') para subir a Serra, ou seja, vir do litoral para a cidade de São Paulo.

● O trem os deixava na Hospedaria dos Imigrantes, atual Memorial do Imigrante.

● Os imigrantes ficavam alguns dias na hospedaria. Nesse período, os representantes dos donos das fazendas de café vinham à hospedaria para contratá-los (empregá-los). Muitos não tinham a menor ideia de como os contratos realmente funcionariam, porque não falavam a Língua Portuguesa e havia muita dificuldade de comunicação.

● Após a contratação, a maioria dos imigrantes era levada para o interior do Estado de São Paulo, para as grandes fazendas de café. Lá começavam uma nova etapa em suas vidas, com muito trabalho e bem diferente do sonho de sucesso imediato que alimentaram quando deixaram seus países de origem.






Anterior Início