Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Energia para o corpo

Você come a maioria dos alimentos, ou não? Gosta de experimentar alimentos novos? Pois saiba que, para o nosso corpo ser saudável, precisamos comer, em cada refeição, alimentos de todas as origens: animal, vegetal
e mineral. Além disso, devemos fazer, pelo menos, três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.

Para andar, um carro precisa de álcool ou gasolina, não é? Nós também só funcionamos bem quando temos 'combustível'. O nosso combustível (energia) são os alimentos. São eles que contêm elementos importantes para todas as partes do corpo: pele, olhos, músculos, ossos, unhas, cabelos, dentes, coração, sangue e tantas outras partes! Quando nos alimentamos bem, sentimo-nos dispostos para todas as nossas atividades diárias.

Mas nem todo mundo consome alimentos de origens animal, vegetal e mineral. Grupos de pessoas conhecidos como vegetarianos não ingerem nenhum tipo de carne, seja ela branca (como peixes e frango), seja ela vermelha (como carne de boi). Já os vegans são pessoas que não comem nenhum tipo de alimento de origem animal, portanto, além das carnes, eles não se alimentam de ovos, leite etc. Existem também os macrobióticos, que preferem uma alimentação à base de vegetais (legumes, verduras e grãos), mas também ingerem carne de peixe em certa quantidade, porém tudo natural e em equilíbrio. Para suprir a falta de proteínas e vitaminas (nutrientes para o nosso corpo) encontradas nas carnes, os vegetarianos, os vegans e os macrobióticos comem bastante grãos ricos em proteínas e ferro, como a soja e o feijão.

Anterior Início Próxima