Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Ciranda, cirandinha

shutterstock


Não existe nada mais divertido do que brincar, não é mesmo? As brincadeiras e os jogos sempre existiram, em diferentes sociedades e épocas. Você já pensou nas brincadeiras prediletas dos seus avós e dos seus pais quando eles tinham a sua idade?

No início do século XX, não existiam equipamentos como computador, videogame e televisão. Por isso, as crianças divertiam-se com outras coisas: brincavam de amarelinha, esconde-esconde, passa-anel, gude, pião e cantigas de roda.

Clique aqui e saiba mais sobre essas brincadeiras.

http://www.artrenewal.org
Pieter the Elder Bruegel (1525-1569) Children's Games





Brincadeiras infantis

Em geral, essas brincadeiras aconteciam na rua ou no quintal de casa. No quadro acima, pintado há mais de quatrocentos anos, podemos encontrar cenas de brincadeiras em praça pública.

Apesar do quadro ser antigo, você percebeu que muitas brincadeiras ainda são conhecidas, como por exemplo, pega pega e bambolê? Por que será? Um dos motivos é que até hoje elas são passadas de pais para filhos e de avós para netos.

Fáceis de aprender, essas brincadeiras guardam riquezas de outras épocas e de várias culturas. Se você quiser se divertir, basta ter um grupo de amigos e bastante energia.






Anterior Início Próxima