Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

As novas tecnologias

O algodão

A manufatura do algodão revolucionou os costumes da população europeia, que passou a ter acesso a tecidos de melhor qualidade e menor preço. O algodão, vindo das plantações coloniais da América ou da Índia, era processado em fábricas que utilizavam os novos equipamentos, como a máquina de fiar e o tear mecânico.

As fábricas têxteis

Nas fábricas têxteis, o espaço era distribuído de forma racional. A roda hidráulica impulsionava as máquinas que processavam o algodão nos andares superiores. O algodão a ser tratado era armazenado nos andares inferiores. Por utilizar a força das águas para mover as máquinas, as fábricas têxteis estavam localizadas ao lado dos rios.

O carvão
As crianças eram empregadas como mão de obra barata para trabalhar nas minas.

O carvão foi a fonte de energia básica da Revolução Industrial. Este mineral servia para produzir ferro nas fundições e para impulsionar a máquina a vapor. O carvão era extraído das minas, trabalho que exigia trabalhadores especializados e capazes de trabalhar em condições difíceis, o que demandou elevados investimentos econômicos.

A máquina a vapor

A máquina a vapor foi inventada por Watt, Savary e Newcomen. Sua utilização permitiu melhorar o rendimento nas fábricas ao substituir a força humana pela energia produzida pelo vapor. Esse invento marcou o início da mecanização, que transformou completamente os métodos tradicionais de produção.

Para lembrar:

A máquina a vapor modificou a estrutura das fábricas têxteis, que já não dependiam apenas da energia da água dos rios. A máquina de fiar e o tear mecânico aumentaram a produção de tecidos e também a sua qualidade.

A siderurgia

Os grandes complexos siderúrgicos surgiram na Inglaterra depois que Abraham Darby idealizou a produção de ferro com o uso de carvão coque. A produção industrial de ferro foi indispensável para a construção do próprio maquinário fabril, assim como das fábricas, locomotivas e estradas de ferro.

A invenção da máquina a vapor revolucionou o setor têxtil.
As máquinas

A evolução das máquinas foi contínua durante a Revolução Industrial. A utilização da lançadeira volante permitiu o desenvolvimento do setor têxtil, que mais tarde foi beneficiado com a invenção da fiadora e do tear mecânico. A máquina a vapor inaugurou a etapa da mecanização das fábricas, enquanto a locomotiva e o navio a vapor revolucionaram os transportes.

A fábrica

As fábricas adotaram uma organização de trabalho que permitia o aumento da produtividade. O trabalho em cadeia, a mecanização e a divisão hierárquica dos trabalhadores foram as inovações mais importantes realizadas nos centros fabris durante a Revolução Industrial.


Anterior Início Próxima