Busca  
  Idade Moderna   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A locomotiva

A invenção da locomotiva causou uma revolução nos transportes. O trem de ferro possibilitou um notável aumento do intercâmbio comercial. Ao aproximar as zonas fabris das cidades, ganhava-se tempo na entrega das mercadorias e das matérias-primas. Em poucos anos, as estradas de ferro se difundiram por toda a Europa.
Estação de trem.

Para lembrar:

Numa etapa inicial, a Revolução Industrial promoveu a integração dos mercados produtores e consumidores por meio do desenvolvimento dos transportes (ferrovias e barcos a vapor) e comunicações (telégrafo) para favorecer os investimentos de capital. A segunda etapa foi marcada pelo uso do aço e de novas fontes de energia (eletricidade e petróleo), pela produção em série e pela concentração industrial em grandes empresas.

Acidentes e sustos

A locomotiva a vapor foi inventada por George Stephenson em 1814. Essa máquina esteve em serviço nas minas inglesas até 1825. Em 1830, circulou o primeiro trem de ferro entre Liverpool e Manchester, as duas zonas industriais mais importantes da Inglaterra. No início, o trem despertava medo quando passava pelos povoados, devido ao barulho e o vapor da máquina. Os acidentes eram numerosos, pois as pessoas ainda não estavam familiarizadas com a nova invenção.


Anterior Início