Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Todo dia era dia de índio

Quando os portugueses chegaram em nossas terras, em 1500, achavam que estavam chegando em um “mundo” completamente novo.

Na verdade, essa terra só era nova para eles, que viviam do outro lado do Oceano Atlântico, distante Europa, apesar de já haver relatos de passagem de europeus pela região.

GO BANANAS DESIGN STUDIO/Shutterstock


Esses habitantes do “novo mundo” foram chamados de índios pelos portugueses, que tinham a impressão de ter chegado às Índias. Mesmo depois de “descobrir” que não estavam na Ásia, os portugueses continuaram a chamá-los assim, ignorando as diferenças culturais desses povos.

Os primeiros habitantes do “Brasil”



Selvagens?

Na época em que aqui chegou a esquadra de Pedro Álvares Cabral, os índios somavam aproximadamente cinco milhões de habitantes que viviam nas diversas regiões do Brasil.

Essas populações indígenas eram bastante diferentes dos portugueses em seus costumes (o modo como viviam, as regras sociais) e na maneira de construir objetos e moradias.

Por essa razão, foram avaliados como “selvagens”, “inferiores”, “primitivos” e “preguiçosos” pelos estrangeiros do “velho mundo” naquela época, tal como ainda existem os que pensam dessa forma nos dias de hoje. E você, o que acha disso?


Jiri Hera/Shutterstock








Anterior Início Próxima