Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A música indígena

Stan Wayman/Getty Images

N
a cultura indígena, são atribuídos diversas funções e significados à música. Ela pode servir para comemorações, brincadeiras, despedidas, funerais, cultos religiosos e até para curar pessoas.

As músicas são compostas pelos próprios índios de acordo com a situação a que ela se destina. A maior parte do repertório é oriunda de tradições passadas pelos ancestrais. Também podem ser determinadas por grupos – por exemplo, algumas delas são específicas para crianças, outras para idosos e adultos, para caçadores etc. Outras são tão restritas que podem ser cantadas somente por mulheres ou só por homens.

As canções produzidas pelos índios contêm letras com o idioma falado por cada tribo. A melodia e o ritmo não seguem os parâmetros harmônicos e tonais aos quais estamos acostumados e por isso dificilmente alguém conseguirá escrever uma partitura baseada nos moldes ocidentais.

Os instrumentos musicais

Os instrumentos musicais utilizados pelos índios para acompanhar as músicas são feitos por meio de materiais naturais como bambu, ovos, chifres, pedras, galhos, peles de animais mortos etc. O intuito desses instrumentos é imitar o som produzido pela própria natureza.

Veja algumas tribos dançando.

Conheça alguns instrumentos musicais utilizado pelos índios.





Anterior Início