Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A queda do Taliban

Oleg Zabielin/shutterstock.com

Soldados Afegãos.
   

Osama estava à frente da Al Qaeda, organização criada nos anos 80 para defender o território do Afeganistão contra a ocupação das tropas russas que instauraram o regime socialista no país. Inicialmente, a organização contava com apoio financeiro norte-americano para expulsar as tropas.

O rompimento com o país aconteceu depois da invasão norte-americana à Arábia Saudita, durante a guerra contra o Iraque, nos anos 1990. Expulso da Arábia Saudita, Bin Laden passou a investir em ataques contra os norte-americanos.

Em 1998, a organização do terrorista assumiu a autoria da explosão de duas embaixadas americanas na África oriental, episódio que deixou 224 mortos; em 2001, Bin Laden foi responsabilizado pelo ataque aéreo que destruiu as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e parte do Pentágono, em Washington.

Diante a negativa do Taliban de entregar o terrorista, os Estados Unidos iniciaram uma campanha de bombardeios em outubro de 2001.

Com isso, os grupos de oposição viram a oportunidade de derrubar o Taliban, que já em dezembro do mesmo ano foi substituído pelo governo interino de Hamid Karzai.


Anterior Início Próxima