Busca  
  Era Contemporânea   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Principais dificuldades do país

 
Acervo
  
Após o período de guerra, a reconstrução do Afeganistão ainda esbarra em algumas questões, como: dependência econômica ligada ao cultivo de papoula, ataques do grupo islâmico radical Taliban e falta de liderança política de Hamid Karzai (chefe do governo afegão) apoiado pelos Estados Unidos.

Governo fraco

O presidente Hamid Karzai, eleito interinamente em 2002 e confirmado em eleição presidencial de 2004, tem sua imagem fragilizada pelo apoio direto que recebe dos EUA. Muitos afirmam que Karzai não passa de um representante norte-americano.

A fraca presença do governo em algumas províncias ao sul do país, como Helmand, Zabul e Uruzgan, facilita a influência taliban. Outro problema recorrente é a região fronteriça do Paquistão, local em que muitos líderes do Taliban encontram-se refugiados e ganham força para retomar as atividades da milícia.

Ameaça constante

Embora deposto do controle do Afeganistão, o Taliban nunca chegou a ser derrotado totalmente, o que explica os diversos ataques que geram insegurança e instabilidade no país. Só em 2006, 173 pessoas morreram no Afeganistão vitimadas por ataques suicidas - 151 delas civis. Estima-se que haja entre 8 e 12 mil membros da milícia no Afeganistão.

Instabilidade x reconstrução

Acervo

Os constantes ataque suicidas deixam o Taliban bem próximo de seu principal objetivo: desestruturar o país e mostrar à sociedade que o atual governo não é capaz de protegê-la. O país conta com um baixo efetivo militar incapaz de conter os ataques e as ações rebeldes da milícia.

Apesar dos esforços de reconstrução existirem, a falta de segurança no país impede a continuação de boa parte dos trabalhos. Desde a invasão norte-americana em 2001, vários países se ofereceram para enviar ajuda militar e econômica à região, mas, com o tempo, as ofertas diminuíram drasticamente.


Afeganistão em síntese
Localização: Oriente Médio
Capital: Cabul
Extensão Territorial: 652.090 km²
Idioma: Pachto e Dari
População Total (2010): 29.117.489 habitantes
Total do PIB (2009): 12.853 milhões de dólares
PIB per capita (2009): 457 dólares
Moeda: Afegane
Governo: Hamid Karzai (presidente que assumiu o governo interino com a queda do Taliban, em 2001, eleito em 2004 e reeleito em 2009.)


Anterior Início