Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Significado e origem

O que é

Democracia é uma palavra de origem grega e possui um significado muito específico. Demos significa povo, e kratos significa poder; traduzindo, o termo denota 'o poder do povo'. Nesse sentido, a democracia se constitui como o regime político em que os cidadãos de um país são soberanos – ou seja, definem seu destino pelo voto. As democracias podem ser republicanas ou monárquicas, com sistema parlamentar ou presidencialista. Teoricamente, em uma democracia toda pessoa tem o direito de participar da gestão dos assuntos públicos. A democracia surgiu em Atenas, na Grécia Antiga.

Na Grécia

Ágora ateniense: concentração de prédios, templos, mercado e local destinado as decisões políticas

No período clássico da história grega, dos séculos VI ao V a.C., Atenas e outras cidades-estado implantaram o sistema de governo em que todos os cidadãos livres podiam se candidatar ao governo e também eleger seus governantes. Desse exercício democrático estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros, porque não eram considerados cidadãos. As decisões políticas eram realizadas em assembleias nas praças públicas, principalmente na praça central, que concentrava os mercados, chamada Ágora.

Em Roma

Na principal cidade do Império Romano a democracia era semelhante à grega, embora às vezes um estrangeiro pudesse receber o título de cidadão. A democracia não durou muito em Roma e, mesmo no período republicano, o poder permaneceu frequentemente nas mãos da aristocracia. Durante o império, Roma degenerou-se em direção ao despotismo, isolando e concentrando o poder de maneira arbitrária. Ao longo da Idade Média, algumas cidades italianas, alemãs e holandesas aplicaram certos princípios democráticos, em especial o autogoverno do povo na gestão municipal.




Anterior Início Próxima