Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A paixão nacional

O futebol chegou ao Brasil na bagagem de Charles Miller. Mas teve de fazer um longo percurso até se transformar no esporte mais popular do país.

O primeiro craque brasileiro
Charles Miller, além de jogador e "pai" do nosso futebol, foi um dos primeiros árbitros brasileiros

Charles William Miller nasceu no Brás, filho de um rico casal de ingleses. Como toda criança de classe alta, foi enviado à Europa aos 9 anos para estudar. Foi para a terra de seus pais, na cidade de Southampton. O futebol começava a se tornar mania naquele país, e o garoto logo se apaixonou pelo esporte. Aos 17 anos, em 1892, Charles já era um dos melhores atacantes das redondezas. Certo dia, o Corinthians inglês chegou à cidade para jogar contra o time local, o Hampshire CCC. O time visitante estava desfalcado e o jovem brasileiro foi indicado para ocupar a vaga. Apelidado de Nipper (pirralho), por causa da baixa estatura, chamava a atenção pelo estilo habilidoso.

 
Duas bolas na mala

De volta ao Brasil, aos 19 anos, Charles Miller trouxe consigo duas bolas de futebol, dois uniformes e um grosso livro de regras. Queria montar um time no clube frequentado por seus pais, o São Paulo Athletic Club, que reunia os ingleses que viviam na cidade. Seu entusiasmo encontrou o primeiro obstáculo quando o clube se recusou a patrocinar o novo esporte, preferindo investir todos os seus esforços unicamente no críquete, grande mania da época. Charles não desistiu e, depois de arrumar emprego na São Paulo Railway, conseguiu organizar a primeira partida, entre duas equipes formadas por ingleses que moravam no Brasil. Era o dia 14 de abril de 1895 e o time da São Paulo Railway venceu o time da Companhia de Gás por 4x2. Segundo o próprio Charles Miller, as únicas testemunhas do jogo, que aconteceu na Várzea do Carmo, próximo à Rua do Gasômetro, foram alguns burros que por lá pastavam.
A pré-história

Apesar de Charles Miller ser considerado oficialmente o introdutor do futebol no Brasil, alguns historiadores afirmam que o futebol já era praticado em terras brasileiras alguns anos antes. No início da década de 1870, por exemplo, um dos padres do Colégio São Luís, na cidade de Itu (interior de São Paulo), já havia organizado partidas entre seus alunos. Nos anos seguintes, marinheiros ingleses teriam jogado uma 'pelada' na Praia da Glória, Rio de Janeiro, e tripulantes do navio Criméia tinham organizado um jogo próximo à Rua Paissandu, em frente à residência da princesa Isabel.
 

O esporte chega ao século 20


Logo atual do São Paulo Athletic Clube: time de Charles Miller
Em 1900, foram fundados os dois primeiros times de futebol do país, o S.C. Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no dia 19 de julho, e o A.A. Ponte Preta, em Campinas (SP), no dia 6 de agosto. Em 1902 foi realizado o primeiro Campeonato Paulista, que teve o São Paulo Athletic Club como vencedor. A partir de 1906, vários clubes surgiram em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre eles o Botafogo Football Club, o Clube de Regatas Flamengo e o Vasco da Gama. Em 1910, o Fluminense trouxe o Corinthians londrino para alguns jogos no Brasil. O êxito da iniciativa despertou definitivamente o interesse do público, fazendo até com que fosse fundado em São Paulo o atual Sport Club Corinthians Paulista.


Com o tempo, o futebol popularizou-se e chegou aos bairros mais pobres
Um esporte popular

Nos primeiros anos, o futebol se consagrou como esporte da elite. Pessoas das classes sociais mais baixas só conseguiam praticá-lo nos times montados pelas fábricas, para diversão dos funcionários. Com a popularização do esporte, a situação mudou rapidamente. As "peladas" se multiplicaram nos bairros mais pobres e, no final da década de 1910, o Vasco da Gama contratou os primeiros jogadores negros, sendo imitado em seguida pelo Corinthians, em São Paulo. Aos poucos, operários e pessoas das baixas camadas passaram a fazer parte de diversos times. Nos anos que se seguiram, o futebol conquistou definitivamente os corações e os pés brasileiros.


Anterior Início Próxima