Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Água doce e água salgada

De toda a água existente, a maior parte é salgada, está presente nos mares e oceanos e não é adequada ao consumo. A água doce, fundamental para a vida de todos os seres vivos, está presente em rios, lagos, geleiras e sob o solo.

Observe a foto do planeta Terra. Você pode ver muito mais partes azuis. Elas correspondem à água, mas não necessariamente à água doce que o ser humano precisa.

Veja que interessante: de cada 100 partes de água, 94 são de água salgada e 6 de água doce. É isso mesmo, somente 6 partes são de água doce. Observe o gráfico abaixo:



A quantidade de água aproveitável, se utilizada de forma adequada, sem desperdícios, existirá por muito tempo. O problema é que, de um modo geral, isso não acontece. Além de a distribuição de água doce no planeta ser desigual, há muito desperdício.

O ser humano pode suportar mais de uma semana sem comer, mas não consegue ficar mais de quatro ou cinco dias sem beber água.

A falta de água no ambiente ocasiona também problemas de saneamento, diminui ou cessa a produção de energia elétrica e prejudica o desenvolvimento da agricultura.


 

Anterior Início Próxima