Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A família de Sofia

Ana abriu uma das caixas e escolheu várias fotos antigas. Foi colocando as fotos no chão, uma ao lado da outra e algumas acima, formando um desenho esquisito para Sofia.

Sua mãe disse que era a  ÁRVORE GENEALÓGICA da família e foi mostrando quem era quem naquelas fotos: os pais dos pais de Sofia, os avós dos seus pais, até que sua mãe colocou uma foto de uma menina de cabelos cacheados como os de Sofia.
 
Clique na imagem para ampliar:




A menina era tão parecida com Sofia que ela mesma se confundiu achando que era a sua própria foto. Sua mãe riu e disse que era a sua bisavó, Catarina e que ela era ruiva também! Catarina era a avó do seu pai.

Sofia não teria acreditado se as roupas não fossem tão antigas, muito diferentes das suas: laço de fita no cabelo, vestidinho de renda e bolsinha na mão. A menina Catarina foi fotografada de pé em um banco de praça. Pois não é que Sofia era muito parecida com a bisavó Catarina?!




Desfeito o mistério dos cabelinhos ruivos, Sofia levou para a escola, toda orgulhosa, a foto da bisavó para mostrar aos colegas e contar como foi a infância de Catarina, em uma época em que ser criança era muito diferente de como é nos dias de hoje.



Anterior Início Próxima