Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Memória da cidade

Cidade do Rio de Janeiro, 1889

O tipo de pesquisa em que o pesquisador visita o local e questiona as pessoas em busca de informações é conhecido como trabalho de campo. É uma situação de observação e coleta de dados, que permite conhecer mais a respeito do assunto que se deseja estudar. Essa forma de estudo aproxima o trabalho escolar dos métodos de pesquisa utilizados por cientistas e pesquisadores.

Coletar dados para depois analisá-los possibilita construir hipóteses e teorias sobre os assuntos de seu interesse. Isso pode ser em qualquer lugar, em qualquer país, sobre todos os assuntos possíveis.

Cidade do Rio de Janeiro, 2005


O trabalho que estamos propondo diz respeito ao histórico da cidade em que você mora, ao mesmo tempo tão conhecida e desconhecida. Por exemplo, você já parou para pensar nas razões que levaram à fundação da cidade? Quem foram seus primeiros habitantes? Como eles viviam? Quais foram os primeiros edifícios construídos na cidade?

Que tal viver uma experiência de historiador? Sugira ao seu professor sair a campo com a turma e buscar vestígios do passado da cidade, procurando entender o que permaneceu e o que se transformou da fundação até os dias atuais.

Além de conhecer mais sobre a sua cidade, você irá colaborar para a preservação de sua memória, muitas vezes oculta em lugares, personagens e edifícios que nem imaginamos.

Bom trabalho!


Anterior Início Próxima