Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Somos o que comemos

Você já ouviu dizer que nós somos o que comemos?

Observando as imagens, talvez você prefira escolher os sanduíches, mas será que esta é uma boa opção para uma refeição?


O nosso corpo utiliza grande parte dos alimentos para obter energia, para seu crescimento, regeneração e substituição de estruturas desgastadas. Essas partes de alimentos são os nutrientes, que são substâncias que sustentam o nosso organismo e garantem seu funcionamento.

Alguns alimentos contêm mais nutrientes do que outros, e por isso são melhores para o desenvolvimento do nosso organismo. O prato da imagem da esquerda, por exemplo, é mais nutritivo do que um hambúrguer com fritas e refrigerante.

Isso porque esse prato tem maior variedade de tipos de alimentos e, consequentemente, maior variedade de nutrientes que poderão ser utilizados pelo corpo. A segunda opção é muito pobre em nutrientes, além de possuir alimentos muito gordurosos, como o queijo e frituras.

Uma pessoa que só come sanduíches cheios de gordura pode sentir-se alimentada, mas não é uma pessoa bem nutrida. E aí está o problema, já que a falta de certos nutrientes podem prejudicar o desenvolvimento do organismo, tais como: crescimento, inteligência, visão, dentição, formação de ossos, músculos e sangue, boa aparência da pele e tantas outras partes do corpo.


Anterior Início Próxima