Busca  
  Ciências Naturais   
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.  

Habitat e ecossistemas terrestres

Galyna Andrushko/Shutterstock

Os
seres vivos representam o que chamamos de fatores bióticos, e a água, a luz, o calor e o solo fazem parte dos fatores abióticos de um ambiente. Quando juntamos os seres bióticos com os abióticos, temos um ecossistema.

A vida existe em todo o mundo e nos mais variados ambientes: muito quentes, muito frios, muito secos ou cheios de água. Cada ambiente diferente compõe um ecossistema.

Os animais e as plantas estão acostumados ou adaptados a viver em determinado lugar de certo ecossistema. Esse lugar chama-se habitat, que é o 'endereço' do ser vivo.
Alguns macacos têm como habitat galhos de árvores; já as minhocas, por exemplo, têm seu habitat embaixo da terra. Os ecossistemas, inclusive, podem ser terrestres ou aquáticos.


Ecossistemas terrestres


Uma floresta tropical, um rio, um deserto, um jardim e até uma poça d'água são exemplos de ecossistemas terrestres. Em Ciências, o estudo dos ambientes e das relações entre os seres bióticos e abióticos chama-se ecologia.

Cada ecossistema tem uma particularidade, e em locais diferentes com fatores abióticos diferentes também existem formas de vida diferentes. Veja os exemplos abaixo de diferentes características nos ecossistemas terrestres.

Dr. Morley Read/Shutterstock
Ambientes quentes e úmidos

Nesses ambientes há Sol o ano todo e chove muito. As árvores são muito altas para conseguirem alcançar a luz solar. O melhor exemplo é a Floresta Amazônica.

casadaphoto/Shutterstock

Ambientes úmidos e frios

Na região Sul do Brasil encontra-se esse tipo de ambiente, com pinheiros característicos da região. Alguns exemplos: araucárias, grama e capim, vegetação que suporta temperaturas altas no calor e baixas no inverno.

Anton Foltin/Shutterstock
Ambientes muito quentes e com pouca chuva

Nesse tipo de ambiente o calor é muito intenso, há pouca umidade no ar e no solo. As plantas que se adaptam a essas regiões são bem características, como os cactos, que mantêm uma reserva de água em seu próprio organismo. É na região Nordeste do Brasil que se encontra esse tipo de ecossistema, chamado Caatinga.

Luiz Rocha/Shutterstock
Ambientes úmidos com temperaturas amenas

o as áreas verdes restantes que permeiam o nosso litoral, que está voltado para o Oceano Atlântico e, por isso, recebem o nome de Mata Atlântica. São grandes florestas muito úmidas, mas não tão quentes quanto a Floresta Amazônica.




Anterior Início Próxima