Busca  
  Política   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O Tratado de Tordesilhas e a Escola de Sagres


Em 1492, Cristóvão Colombo, que navegava pela Espanha, chegou à América.

Diante desse  fato e por serem as duas potências maritimas da época, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em que, por meio de uma linha imaginária, os dois países dividiam as terras americanas ao meio. Pelo tratado ficou acordado que as terras encontradas até 370 léguas (cerca de 2 mil quilômetros) da Ilha de Cabo Verde seriam de domínio português, ou seja, o território que se encontrava a leste da linha. Já o território encontrado a oeste seria de posse espanhola.

O Tratado de Tordesilhas assegurou a Portugal o domínio sobre uma de suas principais colônias, o Brasil. Na época, o limite estipulado para a divisão das terras entre Portugal e Espanha não fora respeitado pelos portugueses, que investiram em lutas de expansão nas fronteiras sob domínio espanhol. A Coroa espanhola, mais interessada nos metais preciosos encontrados nas terras das civilizações pré-colombianas, não demonstrou preocupação na investida portuguesa. Assim, foram se definindo os limites territoriais e de exploração do Brasil. 


Por conta da Escola de Sagres Portugal possuía um grande conhecimento marítimo. Isso motivou o lançamento da esquadra de Cabral ao mar, com 13 caravelas e 1.500 tripulantes, em 9 de março de 1500. O 'objetivo' era chegar às Índias e então estabelecer comércio direto com o Oriente.

Apesar de ser chamada de escola, Sagres não era exatamente uma escola tal como conhecemos hoje. Fundada por D. Henrique, 'O Navegador', tratava-se de uma reunião de sábios, matemáticos, astrônomos e cartógrafos que pesquisavam como melhorar a arte da navegação. Sagres foi fundamental para o sucesso das grandes navegações. Os seus especialistas aperfeiçoaram instrumentos de navegação como a bússola, o astrolábio, o quadrante, a balestrina e o sextante. Desenvolveram ainda cartografia moderna e foram os primeiros a calcular com precisão a circunferência da Terra em léguas.






Anterior Início Próxima