Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Quantos e quem são os índios hoje?

Sou Pataxó,
sou Xavante e Cariri,
Ianonami, sou Tupi
Guarani, sou Carajá.
Sou Pancararu,
Carijó, Tupinajé,
Potiguar, sou Caeté,
Ful-ni-o, Tupinambá.

Trecho da música Chegança, de composição de Antonio Nóbrega


Pintura para o Kuarup - Aldeia Aiwa - etnia Kalapalo - Parque Indígena do Xingu (MT)

Desde o descobrimento do Brasil, muita coisa mudou por aqui – uma delas foi o número de populações indígenas que foi gradativamente diminuindo.

De acordo com a FUNAI (Fundação Nacional do Índio – órgão do governo brasileiro que realiza a política indigenista no Brasil), existem hoje no país cerca de 460 mil índios que vivem exclusivamente em sociedades indígenas, sendo que existe, ainda, um número considerável de índios que vivem nas cidades, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No censo realizado em 2010, declararam-se indígenas cerca de 817 mil pessoas, o que representa um percentual de 0,42% com relação ao total da população brasileira.

SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, AM, BRASIL, 28-03-2010, 18h20: Criança da etnia tucano em comunidade indígena à beira do rio Tiquié, na bacia do rio Negro (AM)



De acordo com a FUNAI, o Brasil possui atualmente cerca de 225 sociedades indígenas e entre os índios que nelas vivem são faladas pelo menos 180 línguas diferentes.

No vídeo abaixo, conheça um pouco das línguas indígenas e como foi o processo do ensino de Português entre muitos índios, bem como de que forma está sendo feito o resgate de algumas línguas indígenas que foram perdidas e o ensino dessas línguas hoje nas escolas:


Índios no Brasil - Nossas Línguas - Parte 2 (You Tube - acesso em março de 2012)


Hoje podemos ver muitos índios que adotaram hábitos como os de moradores da cidade, e que  mesmo assim não deixaram de ter sua identidade étnica. Saber ler e escrever em Português, ou então usar roupas, não significa ter deixado de ser índio, como muitos acreditam.






Anterior Início Próxima