Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Ishmael Beah

Stephen Lovekin/Staff/GettyImages
Autor do livro Muito longe de casa, Ishmael Beah era um garoto africano normal que gostava de coisas simples e adequadas à sua idade, até que aos 13 anos sua vida mudou drasticamente.

Em Serra Leoa, local em que morava, existiam muitos conflitos internos sérios e Ishmael foi recrutado pelo exército após ser separado de sua família, de correr por diversas vilas e aldeias de Serra Leoa a procura de seus parentes.

Sem ter o que fazer e "preso" nesse exército que era bastante violento, o menino passou a  viver sob o efeito de drogas e a fazer o que os mandantes determinavam sem questionar. 

Depois de alguns anos, Ishmael foi reabilitado em um centro do Unicef em Freetown (Serra Leoa) e, hoje em dia, vivendo em Nova Iorque, apesar dos horrores que presenciou, Ishmael participa de projetos e palestras do Unicef, mostrando principalmente que é possível superar e vencer na vida.

No ano de 2007, Ishmael Beah participou da Feira Literária Internacional de Paraty (Brasil), e na ocasião concedeu uma entrevista a um famoso portal.

Nessa entrevista ele afirmou que tudo em sua vida, passado e presente, fizeram parte da sua construção como pessoa e que continua aprendendo.

O autor também diz que o ato de escrever e mostrar sua história é uma forma de coscientizar as  pessoas de que a criança tem que ser criança, que sua infância não pode ser roubada seja qual for o motivo.



Anterior Início Próxima