Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

A escola de ontem e de hoje

Você acha que a escola sempre foi como você a conhece? Experimente conversar com seus pais para saber como era a escola do tempo deles e que histórias eles têm para contar sobre diversas situações da vida passadas na escola. Certamente terão boas histórias, pois a escola da época deles é diferente da escola que você frequenta hoje, mesmo que seja a mesma!

Primeiro Grupo Escolar (posteriormente, denominado Escola Guimarães Júnior). Alunos do 1º ano B. Em pé, na esquerda, a profa. Amélia dos Santos Musa, e à direita o diretor Vespasiano de Toledo Pisa. 1920 – 25 de novembro


Procure saber como era o prédio da escola, o que ainda existe e o que mudou, quem são as pessoas que ainda trabalham na escola desde a época de seus pais; certamente há alguém que trabalha lá há muitos anos e que conhecerá seus pais.

Se tiver oportunidade e acesso a fotografias, verá que muitas coisas são diferentes, como os móveis da sala de aula, por exemplo.

Essas são imagens de escolas antigas. Veja os tipos diferentes de móveis que os alunos usavam e repare nos uniformes. Até o penteado do cabelo das meninas era igual, com um laço de fita bem grande.


Lousa tradicional, com giz, como se usava antigamente e ainda se usa em muitas escolas:

Lousa digital, tipo de lousa que proporciona interatividade com o usuário:





Anterior Início Próxima