Busca  
  Personalidades   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

O motivo da fuga tem nome: Napoleão Bonaparte

acervo klick
Napoleão Bonaparte, imperador da França.
O expansionismo napoleônico foi o principal motivo para a vinda da côrte portuguesa para o Brasi
Imperador da França a partir de 1804, Napoleão buscava implantar uma política de dominação sobre as demais nações europeias ampliando seu poder no continente.
  
Os territórios invadidos perdiam seus limites territoriais e políticos e eram anexados à França, que disputava com a Inglaterra o título de nação mais poderosa na Europa no início do século XIX. Ambas haviam passado por mudanças importantes em meados do século XVIII, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

Muitas transformações aconteceram em função desses processos revolucionários: na maneira de produzir, de ver o mundo, nas relações sociais.

Também é importante saber que essas transformações não ficaram limitadas aos países onde ocorreram inicialmente; elas foram se expandindo para o resto da Europa, inclusive chegando às Américas, influenciando os processos de independência das colônias.




acervo klick
  

Napoleão, além de buscar a ampliação do seu poder sobre a Europa, tinha como principal alvo a Inglaterra. Porém, invadir a Inglaterra, que era uma ilha rica e poderosa, seria certamente um fracasso.

Como consequência da Revolução Industrial, os ingleses buscavam ampliar os mercados, já que precisavam de matérias primas para a produção e de consumidores para seus produtos.

Então, a ideia foi armar uma estratégia que enfraquecesse a Inglaterra economicamente: o Bloqueio Continental. Este determinava que os territórios sobre domínio francês estavam proibidos de comercializar com a Inglaterra, e aqueles que não estavam sob domínio napoleônico seriam invadidos caso desrespeitassem o bloqueio.


Anterior Início Próxima