Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Motivos de lá e de cá


O imigrante é um indivíduo que saiu de seu país de origem para viver em outro local, independentemente do motivo que o levou a fazer isso. Mas quais seriam as razões que levaram os japoneses a deixarem as suas raízes culturais, a família e os amigos para imigrarem para o Brasil em 1908?

Naquela época, o Japão passava por uma grave crise econômica: devido ao processo de mecanização na agricultura, faltava trabalho para parte da população. No Brasil, por sua vez, o desenvolvimento da economia cafeeira e a substituição da mão de obra escrava pela assalariada no final do século XIX estimularam a vinda de trabalhadores para ocupar o lugar dos escravos na lavoura. Assim, a necessidade por parte dos dois países foi um fator importante para a imigração japonesa ao Brasil.

Clique no mapa e veja o percurso
A chegada


Oficialmente, a primeira leva imigratória de japoneses – mais de 700 pessoas lotaram o navio Kasato-Maru – desembarcou no Porto de Santos em 18 de junho de 1908. No entanto, Santos não era o destino final desses imigrantes:eles foram levados principalmente para o Oeste Paulista, onde se localizavam as fazendas de café.

O processo de adaptação dos japoneses não foi nada fácil, já que as diferenças culturais eram enormes. A língua não facilitava a comunicação, pois em nada se assemelha ao português. Os hábitos alimentares e a diferença de clima fizeram desse momento um grande desafio para esses homens e mulheres que cruzaram o oceano em busca de uma vida melhor.

A alimentação faz parte da cultura  

Foi muito difícil para os japoneses adaptarem sua alimentação ao imigrar para o Brasil. Habituados a uma alimentação leve, baseada em verduras, arroz e peixes, estranharam muito a comida brasileira, sempre com bastante gordura animal, mandioca, carne seca e toucinho.

Os japoneses trouxeram para o Brasil o hábito de comer verduras e, até hoje, são responsáveis
pelo chamado "cinturão verde" que cerca a cidade de São Paulo.

Atualmente, há uma grande aceitação desse tipo de alimento no Brasil. Nos centros urbanos os restaurantes de comida japonesa são cada vez mais populares.  



Anterior Início Próxima