Busca  
  Sociedade   
Ciências Humanas e suas Tecnologias.  

Crenças para todos os gostos

Mula-sem-cabeça
Curupira, saci, mula-sem-cabeça, lobisomem, negrinho do pastoreio. Quantas dessas histórias você já ouviu seus pais ou avós contarem? Eles são criações do folclore. Derivado do inglês folk (que quer dizer povo) e lore (estudo, conhecimento), o termo significa o estudo dos costumes e tradições de um povo. Tudo o que caracteriza a cultura humana – mitos, lendas, crenças, superstições, danças, música – fazem parte do folclore. Explore o nosso material de pesquisa e enriqueça seus conhecimentos clicando AQUI.

As lendas, no entanto, geralmente associadas à natureza, chegaram aqui com os povos que colonizaram nossas terras, como os portugueses. Outras nasceram com os índios, súditos por excelência da mãe Natureza. Entre alguns exemplos estão a lenda da mandioca e do guaraná. Conheça AQUI essas divertidas histórias.

Muito conhecidos em diversas regiões do país, os mitos brasileiros também se encarregam de criar seres fantásticos, povoando histórias contadas por décadas e décadas, sem que ninguém saiba ao certo como surgiram. Conhecê-los é viajar pelo reino do folclore com o passaporte carimbado pela embaixada do sonho e da imaginação. Veja AQUI

Atividade interativa: Você conhece as figuras do folclore brasileiro?



Anterior Início Próxima