Busca  
  Arte   
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.  

A bola rola em todos os ritmos

A qualidade da música e do futebol brasileiro não encontra limites. Talvez por isso haja tantos exemplos de música dedicada ao esporte nacional. O levantamento abaixo é apenas um pequeno passeio nos mais diversos estilos de canções que foram dedicadas ao futebol. Confira:


Erudita

  • Santos Football Music (Gilberto Mendes)
Música instrumental, inspirada no time de Pelé e composta pelo músico e professor universitário Gilberto Mendes, rendeu ao compositor o prêmio de melhor obra experimental em 1974 pela a Associação Paulista de Críticos de Arte.


Samba

  • Na cadência do samba (Luiz Bandeira)
Canção originalmente instrumental que faz apologia ao samba, acabou se tornando um ícone para o futebol. Ainda é executada durante as narrações de jogos por algumas emissoras de rádio. Foi gravada por estrelas da música como Elizeth Cardoso e Daniela Mercury após ganhar letra.
  • Replay (conhecida como O meu time é a alegria da cidade, de Jon Lemos / Roberto Correa)
Utilizada como fundo musical da narração de gols, estourou na década de 1970 com o disco Trio Esperança. Ganhou versão moderna na voz de Happing Hood.
  • O campeão, meu time (Neguinho da Beija-Flor)
O compositor, um autêntico representante do samba atual, tem sua música cantada por todas as torcidas.
  • Conversa de botequim (Noel Rosa / Vadico)
Mesmo o carioca que dizia não gostar de futebol se rendeu às graças do esporte compondo um dos sambas mais bonitos da música popular brasileira, que retrata muito bem o casamento boteco-futebol.
  • País tropical (Jorge Benjor)
Grande sucesso na voz de Wilson Simonal, esse samba-rock foi incluído no disco oficial da Copa do Mundo da França de 1998 com interpretação de Daniela Mercury.
  • O Futebol (Chico Buarque)
Na canção, o compositor escala hipoteticamente o ataque de seus sonhos, formado pelos seus ídolos Garrincha, Didi, Pagão, Pelé e Canhoteiro.


Bossa Nova

  • Falando de Amor (Tom Jobim)
Até os representantes do “um banquinho, um violão” mencionaram sua paixão pelo esporte brasileiro.


Tropicalismo

  • CD Novos Baianos Futebol Clube (grupo composto por Moraes Moreira, Galvão, Pepeu Gomes e Baby Consuelo)
Embora as músicas do compacto não façam referência direta ao futebol, o disco que deu início ao novo estilo musical faz alusão ao esporte devido às inspiradoras partidas no sítio onde o grupo vivia.
  • Meio de campo (Elis Regina)
A canção faz uma citação a Afonsinho, jogador dos anos 1970 que se destacou por sua postura de reivindicação pelos direitos dos atletas.


Pop-Rock

  • É uma partida de Futebol (Samuel Rosa)
A vibrante canção é um dos símbolos mais jovens do amor ao esporte.


* As informações desta matéria foram baseadas na tese de doutorado “Futebol como patrimônio cultural do Brasil: estudo exploratório sobre possibilidades de incentivo ao turismo e ao lazer”, do pesquisador Sérgio Miranda Paz, apresentada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutor em Ciências da Comunicação.



 

Anterior Início Próxima